top of page

Mamadu, o Herói Surdo (Inclui DVD com LGP - Língua Gestual Portuguesa) de Marta Morgado.  Surd´Universo

A história contada em LGP e 8 relatos de surdos na primeira pessoa. Mamadu é a história de um menino Surdo da Guiné-Bissau, que tem de deixar a família e partir para longe, para Portugal. Lá, há uma escola onde ele pode aprender tudo. A vontade de regressar à sua terra, para ensinar outros meninos, contagia-nos pela sua pureza e simplicidade. É uma história que pode ser real, escrita e ilustrada por uma professor surda que tem, na sua escolar, em Lisboa, tantas tantas crianças surdas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. A história é também narrada em Língua Gestual Portuguesa, num DVD que traz ainda entrevistas a surdos que vieram de África para estudar numa escola de surdos.

500x.jpeg

Sou Asas (Inclui DVD com LGP - Língua Gestual Portuguesade Marta Morgado 

Editor: Surd´Universo

A história contada em LGP. Joana é surda, mas cresceu numa escola de ouvintes. Portanto, nunca aprendeu a língua gestual. no 5º ano muda finalmente para uma escola de surdos. O primeiro dia de aulas é o dia que mais marca qualquer criança surda, pois é quando recebe o seu nome gestual, o nome que será seu para sempre. Joana descobre que, no mundo dos Surdos, todos têm um nome gestual - e que ela também terá. Este não é apenas o primeiro dia de aulas da Joana, é também o dia em que toma contacto pela primeira vez com a língua gestual e com outros surdos. É de certo modo o primeiro dia da sua nova vida, o renascer para uma nova identidade e para uma nova imagem de si própria.

502x.jpeg

Luanda, Lua (Inclui DVD com LGP - Língua Gestual Portuguesa) de Marta Morgado 

Editor: Surd´Universo

.Esta é a história de uma cachorra adotada por duas pessoas que se amavam muito muito e por isso queriam formar uma família. A cachorra chamou-se Luanda e durante algum tempo foi o centro das atenções das suas duas mães. Luanda sentia a sua família especial, tão especial como a de qualquer outro cão que receba uma boa dose de amor e diversão. Mal sabia ela que a sua família ia ficar ainda mais alegre com a chegada de novos membros.

502x-1.jpeg

Leo, O Puto Surdo de Yves Lapalu 

edição: Surd´Universo

Léo, o herói desta banda desenhada, não é uma criança igual às outras: ele é surdo. As ilustrações bastante vivas e os diálogos bem humorados, apresentam situações embaraçosas, momentos de dificuldade de comunicação com pessoas ouvintes e vários outros fragmentos da vida quotidiana dos surdos que retratam fielmente as experiências reais de muitos surdos. Embora de forma muito reduzida, Léo dá uma imagem completa da vida uma criança surda, sem nunca provocar pena ou descrédito no leitor, muito pelo contrário. De modo animado, é valorizada a experiência se ser surdo, mostrando à sociedade que cada qual é como é e que, frequentemente, se sente bem tal como é.

Leo-o-Puto-Surdo.jpg

A princesa da terra, do mar e do céu", da autoria de Alice Cardoso, Isabel Correia  e ilustrado por Carla Nazareth 

Escola Superior de Educação de Coimbra

Uma história sobre os exageros que fazemos por amor quando não percebemos que as soluções podem ser simples. Basta comunicar. Ter uma língua. Uma história sobre uma princesa surda que aborda de forma lúdica a vinda do primeiro professor para surdos a Portugal.

Inclui CD com narração e tradução em LGP.

thumbsize.php.jpeg

O Bebé Perfeito

de Isabel Correia; Ilustração:  Bolota 

edição: Recortar Palavras,


Uma história de amor que valoriza a diferença, fazendo-nos repensar e redescobrir o significado de perfeição.
Este livro contém um DVD com narração em língua gestual portuguesa e locução em português. Pela primeira vez em Portugal, uma história foi transcrita em signwriting, um sistema de escrita das línguas gestuais, criado por Valerie Sutton nos anos 70, que permite escrever qualquer língua gestual através de símbolos que respeitam a organização gramatical, sintática e semântica dos gestos. O DVD contém um ficheiro em signwrinting (SW) que torna a história legível e que desmistifica a efemeridade e o estatuto de "língua ágrafa" da LGP.

500x.jpeg

Um Pé de Vento de Graça Breia edição: Editora Cercica 

 

Esta história, dirigida ao público infantil, recorre à fantasia e à surpresa para contar como um Pé de Vento transformou o sítio dos animais onde há muito a alegria não chegava.
A sensibilidade, a inteligência e a força do Senhor Vento fizeram rodopiar aquele lugar, onde os animais viviam sem pensar nos outros. O esquilo sabia guardar segredos, mas não sabia o que um Pé de Vento podia causar, nem tu…

502x.jpeg

O Som das Cores de Paula Teixeira edição: Plátano Editora

 Som das Cores é a primeira história desta coleção, e é ela própria um hino à inclusão. Um livro onde os personagens das ilustrações fazem língua gestual portuguesa (LGP) e contém os abecedários em LPG e em Braile, para s crianças aprenderem a falar com as mãos e a escrever picotando numa língua diferente. Inclui ainda um DVD lúdico-pedagógico, com o videoclip da música original feita a partir da história. O DVD é também audiolivro, pois a história é contada em LGP e sonorizada. Aqui os surdos veem. Os cegos ouvem

502x-1.jpeg
bottom of page