top of page

Links de interesse relacinados com o tema:  

 

D. Afonso Henriques foi o primeiro rei de Portugal.

Fundou o reino de Portugal em 1143, quando o tornou independente dos reinos de Leão e Castela (ainda não existia a Espanha, na altura), fundando a primeira dinastia, a de Borgonha, que durou 244 anos.

Diz-se que D. Afonso Henriques era muito forte e alto, um facto pouco vulgar na época.

Sabias que, por se saber que ele era tão forte, até há lendas que dizem que a sua espada pesava mais de 5 quilos, o que faria com que, num combate, poucos homens conseguissem usá-la com sucesso sem um enorme esforço?

A lenda refere que eram precisos três homens para lhe tomar a espada, isto é, para o desarmar, tal era a valentia e a destreza com que D. Afonso a esgrimia.

O primeiro rei era filho de D. Henrique de Borgonha, que conquistou muito território aos muçulmanos.

Pela sua bravura, ele tinha sido recompensado com um grande território: o Condado Portucalense.

Como governava sozinho o Condado e tinha sido muito importante na reconquista aos mouros, D. Henrique quis tornar o Condado Portucalense independente.

Depois da sua morte, a sua mulher começou por seguir as suas ideias, mas começou a ser influenciada por um nobre castelhano.

Quem não gostou muito da ideia foi o D. Afonso Henriques, órfão desde muito novo, mas um grande admirador do pai.

Esta admiração foi-lhe transmitida pelo seu aio, o célebre Egas Moniz, que ficou encarregue da sua educação.

 

A Restauração da Independência 

A Restauração da Independência é a designação dada à revolta dos portugueses, iniciada em 1 de dezembro de 1640, chefiados por um grupo designado de Os Quarenta Conjurados e que se alastrou por todo o Reino, contra a tentativa da anulação da independência do Reino de Portugal pela governação da Dinastia filipina, e que vem a culminar com a instauração da 4.ª Dinastia Portuguesa - a casa de Bragança. É comemorada anualmente em Portugal, sendo, até 2012, feriado o dia 1 de dezembro.

bottom of page